terça-feira, março 27, 2007

O Funcionário Público do "País de Sócrates" ....

O futuro Funcionário Público, da época do "choque tecnológico" e da "flexisegurança" , será o mais competente de que este "País de Sócrates" jamais imaginaria quando relegaram Santana Lopes para as catacumbas da política, qual personagem ignóbil excomungada da vida pública.
Pois, é tal como vos digo, segundo um trabalho da revista Visão,
http://visao.clix.pt/default.asp?CpContentId=333060
o futuro funcionário pertencerá a um mundo onde as vagas universitárias serão tantas que se porão anúncios nos jornais a oferecer remunerações para frequentar esta ou aquela universidade, as transferências serão a custo zero.
Como atrás disse não existirão propinas, os estudantes receberão uma compensação monetária como incentivo para estudar.
Os lugares na Função Pública serão preenchidos pela nata dos licenciados, porque viveremos no país dos doutores, que terão que ter menos de 40 anos para acederem a um lugar como empregados do estado.
Concluímos que no futuro teremos o estado a tratar os seus cidadãos com melhor trato, mas ! existe sempre um mas, quando não percebemos o que os idolatrados da politica fazem algo de incompressível.
Ao lerem estas linhas perguntaremos o seguinte ... porque então o governo deste país aumentou a reforma para os 65 anos se pretende ser o melhor exemplo para os privados ao considerar que um simples cidadão deste "País de Sócrates" só tem valor até aos 40 anos e, depois quem lhe vai dar valor, emprego, se o próprio Estado dá o pior dos exemplos.
E esta hei!
Meditem ...
Fique bem

terça-feira, março 20, 2007

A Primavera ....

A Primavera chega dia 21.
Não faço ideia a que horas.
Possivelmente vem de madrugada como é natural.
As árvores já estão floridas.


As flores começam a brotar nos canteiros.



Fiquem bem.

sábado, março 17, 2007

No "país de Sócrates" é assim ....

Mais uma empresa que ou acaba em toda a Europa, ou por artes e manhãs se vai deslocalizar.
São mais 1300 trabalhadores que vão engrossar os números altos do desemprego.

Temos uma certeza, o Sr. Ministro Manuel "Gafes" Pinho está a acompanhar a situação, será? ..... ou será mais uma "gafe" como a de que a crise tinha acabado ou, de que éramos o país apetecível para os empresários estrangeiros, porque os nossos salários são os mais baixos da Europa comunitária.

Das outras vezes têm dito o mesmo, e nada de bom aconteceu, e só o contrário sucedeu quando os trabalhadores exerceram a sua pressão.

Esperemos para ver e crer.


As notícias estão em maior pormenor nos seguintes sites:

http://dn.sapo.pt/2007/03/17/economia/ministro_recebe_trabalhadores_rohde.html

http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=234855&idselect=11&idCanal=11&p=200

Só a união destes trabalhadores na luta pelos seus postos de trabalho poderá alterar a situação.

Não podemos que a filosofia dos governantes do "pais de Sócrates" é a de que já há, nem haverá, empregos seguros.

Olha que novidade, são estes "pseudo" socialistas de esquerda, mais parecidos com os ideais de um partido de direita, que nos estão a empurrar para tal situação.

Fiquem bem.

Como se protege o meio ambiente em Sintra .... (continuação)

Como era de prever, lá voltou a trabalheira da máquina retroescavadora para alimentar as fumarolas da lixeira improvisada do grande jardineiro, que se encontra nos terrenos sitos por de baixo da estrada Sintra-Colares, ao km 5-6 entre Monte Santos e a Ribeira.

Palavras para quê!

As imagens dizem mais que qualquer letra escrita .....



Como se pode ver a máquina fica por lá como se tudo isto fosse normal, como queimar lixo de jardins fosse algo que não provocasse poluição atmosférica.


O vento estava de norte e todo o vale se encontrava cinzento de fumo, qual nevoeiro londrino ...

Por lá continuam as fazer fumarolas acesas ....

Fiquem livres destes fumos.

Fiquem bem

sexta-feira, março 16, 2007

Como se protege o meio ambiente em Sintra ....

Vou mostrar-vos uma sequência de fotos sobre a forma de tratar os resíduos de jardinagem em Sintra, acabamos com a lixeira municipal faz muito tempo, mas .....

O ano de 2006, a empresa de jardinagem que faz este lindo trabalho ao ambiente, até obteve da Câmara Municipal de Sintra uma licença de queimada, informação prestada na altura pelos bombeiros quando entrei em contacto com eles para virem apagar os focos de incêndio.

Tudo começa meses antes com o descarregar de camionetas com desperdícios de jardinagem, tal como vemos nas fotos ....





Ontem, 15/03/2007, quando cheguei pelas 12,30 horas era assim a paisagem ambiental ai pelos km 5 e 6 da estrada Sintra-Colares, uma beleza .....



Ao fim da tarde a paisagem ia ficando cinzenta! Fumaça quanto baste.


Hoje, 16/03/2007, pelas 12,30 era assim a vida do nosso ambiente sintrense, era assim ....



e assim, lindo ......



E ao fim do dia fica assim, com esta "névoa" de fumaça ...


É este a gestão ambiental que temos.
A saga deve continuar no sábado!
Protestei por mail para a Câmara Municipal de Sintra, ainda não obtive resposta, mas como os serviços fecham para fim de semana é natural que tenha de gramar com o fumo este tempo todo.
Depois vêm com os dias sem carros para minorar o buraco do ozono, mas isto não prejudica tal buraco.
O que vale é a propaganda ..... mas, nada se faz de concreto.
Meditemos sobre o assunto!
Fiquem bem

quinta-feira, março 15, 2007

A fome que grassa no "país de Sócrates" ....

O tema que preenchia o programa da manhã o Rádio Clube Português (RCP), de João Adelino Faria, era a fome que grassa em Portugal e, a pobreza encoberta por que passam muitos dos portugueses. Em tempos de miséria, com o desemprego e os baixos salários que por ai andam, quando a preocupação do governo do "país de Sócrates" é a de sugar cada vez mais o povo e caminhar para eventos megalómanos, como, o são a construção do aeroporto da Ota ou o TGV.
O aeroporto servirá possivelmente para as ajudas humanitárias descarregarem os alimentos para uma população cada vez mais faminta, não esquecer os números do socialista Manuel alegre, 2 milhões á fome e 3 milhões á porta.
Como pode um país sentir-se bem quando este governo trata os seus governados de forma humilhante para serem no futuro alcançados objectivos que só irão servir uma pequena minoria de preveligiados, os políticos!
Deixo-vos o resumo que se encontra no site do RCP, onde poderão ouvir na integra o programa.
http://radioclube.clix.pt/rubricas/minuto_a_minuto.asp Quinta-Feira dia 15-03-2007
"Crianças com fome - o debate no Minuto a Minuto
Há crianças portuguesas com fome em Portugal. Não há dados oficiais sobre este tema, mas há relatos de pais e professores que contaram ao Minuto a Minuto como em escolas portuguesas as refeições gratuitas são muitas vezes as únicas que alguns alunos têm ao longo do dia.
Mesmo sem dados oficiais encontramos os casos de pobreza mais flagrantes nas escolas mais afastadas das grandes cidades.
Na Escola EB 2, 3 de Celorico de Basto, por exemplo, no distrito de Braga, as funcionárias da escola já nem pedem aos alunos as senhas que lhes dariam acesso a refeições gratuitas. Na zona de Sacavém, Na Escola Bartolomeu Dias, há crianças que roubam comida porque têm fome.
No Alentejo e Algarve não é a falta de comida, mas as longas distâncias de casa à escola que leva as criança a estarem sem comer durante cinco horas... Já em Lisboa e no Porto, os professores dizem que crianças e jovens, ainda que não tenham o que comer, também não se queixam da fome que sentem por vergonha.
A socióloga, Maria Filomena Mónica, esta manhã, na Rede de Influência do Rádio Clube, falou da responsabilidade das autarquias nesta matéria."
É este o país que muitos ao votarem PS não esperavam vir a ter.
É o desemprego, ao contrário de diminuir, atinge neste momento cerca de 1/2 milhão de desempregados, fora aqueles que já não fazem parte por terem deixado de receber o subsidio e de considerarem pouco útil manter a inscrição por estes serviços terem poucas condições de criarem oportunidades de emprego.
São os ataques feitos aos trabalhadores do Estado, é o encerrar de urgências, maternidades, e sei lá que mais, ......
No entanto resolver a miséria que por ai vai, nada é feito, onde estão os milhares de postos de trabalho que este governo prometeu quando da campanha eleitoral, o que tem vindo a acontecer é sim o encerrar e a deslocalização das empresas, nem mesmo com as gafes do ministro Manuel Pinho sobre os valores dos baixos salários dos portugueses.
Possivelmente a estratégia deste governo passa por nos levar a tempos passados para cativar as empresas estrangeiras a montarem cá as empresas quando os salários forem ao nível dos da China ou da Índia.
É o "país de Sócrates" ao seu melhor, ou pior, vá lá saber-se........
Fiquem bem

quinta-feira, março 08, 2007

PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO

Outra forma de comemorar este dia, será a de explicar o porquê para tal comemoração.

Dia Internacional da Mulher, 8 DE MARÇO

História

No dia 8 de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.
O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher.

O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA

Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.
PORQUE AINDA É NECESSÁRIO COMEMORAR.
Hoje em dia, essa igualdade legislada, não passa de isso mesmo uma lei criada para calar muitas bocas dissonates.
Acontece com a lei das paridades, se fosse dada uma igualdade de oportunidade ás mulheres no acesso aos diferentes lugares da política não seria necessário obrigar os partidos a criar um numero de lugares a serem ocupados por mulheres.
A discriminação a determinados postos de trabalho ainda hoje , embora penalizados por lei, é feita á revelia dessa mesma lei.


MARCOS DE UM PERCURSO EM PORTUGAL E NO MUNDO
  • 1691 -Estados Unidos. As mulheres votam no Estado do Massachussetts.
  • 1788 - França. Condorcet, filósofo e homem político francês, reclama para as mulheres o direito à educação, à participação na vida política e ao acesso ao emprego.
  • 1789 - Estados Unidos. Perdem o direito de votar.
  • 1792 - Reino Unido. Mary Wollstpnecraft pioneira da acção feminista, publica uma vindicta das Mulheres.
  • 1822 - Portugal. Primeira Constituição Liberal. Tanto esta Constituição como as seguintes afirmam. que a lei é igual para todos, sem referência especial às mulheres.
  • 1840 - Estados Unidos. Lucrécia Mott lança as bases de Equal Rights Association pedindo a igualdade de direitos para as mulheres e para os negros.
  • 1857 - Estados Unidos. No dia 8 de Março, em Nova Iorque, greve das opcrárias têxteis para obter a igualdade de salários e a redução das horas dc trabalho, para 10 horas por dia.
  • 1859 - Rússia. Aparecimento de um movimento feminino em St. Pctersburgo para a emancipação da mulher.
  • 1862 - Suécia. As mulheres votam nas eleições municipais.
  • 1865 - Alemanha. Louise Otto funda a Associação Geral das Mulheres AIemãs.
  • 1866 - Reino Unido. John Stuart MIII, filósofo e economista inglês, reclama o direito de voto para as mulheres.
  • 1868 - Reino Unido. Criação da Sociedade Nacional para o Sufrágio Feminino.
  • 1869 - Estados Unidos. Nascimento da Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres. O estado dc Wyoming concede o direito de voto às mulheres para atingir o número de eleitores necessário para entrar na União.
  • 1870 - França e Suécia. As mulheres têm acesso aos estudos médicos. - Turquia Inauguração de uma Escola Normal destinada a formar professoras para as escolas prirnárias e secundárias para raparigas.
    1874 - Japão. Abertura da primeira Escola Normal para raparigas.
  • 1878 - Rússia. Abertura da primeira Universidade feminina em St. Petersburgo.
  • 1882 - Estados Unidos. Susan B. Anthony funda o Conselho Nacional de Mulheres, tendo como patrono Victor Hugo; o célebre escritor era então um dos chefes do Partido Republicano.
  • 1893 - Nova Zelândia. Concedido o direito de voto às mulheres.
  • 1901 - França. O deputado socialista René Viviani, sustenta pela primeira vez um debate sobre o direito de voto das mulheres.
Fiquem bem

quarta-feira, março 07, 2007

8 de Março - Dia Mundial da Mulher

Homenagear as mulheres deste mundo deve ser todos os dias .........

Mas sempre é melhor ter instituído um dia do que nenhum, aqui vai a minha homenagem.





Desenho de Álvaro Cunhal (projectos)


"Catarina Eufémia"

O primeiro tema da reflexão grega é a justiça
E eu penso nesse instante em que ficaste exposta
Estavas grávida porém não recuaste
Porque a tua lição é esta: fazer frente

Pois não deste homem por ti
E não ficaste em casa a cozinhar intrigas
Segundo o antiquíssimo método obíquo das mulheres
Nem usaste de manobra ou de calúnia
E não serviste apenas para chorar os mortos

Tinha chegado o tempo
Em que era preciso que alguém não recuasse
E a terra bebeu um sangue duas vezes puro

Porque eras a mulher e não somente a fêmea
Eras a inocência frontal que não recua
Antígona poisou a sua mão sobre o teu ombro no instante em que morreste
E a busca da justiça continua

Sofia de Mello Breyner Andresen


Fiquem bem

terça-feira, março 06, 2007

Ao entardecer na Praia Grande .....

No sábado, 03.03.2007, a Praia Grande estava um espanto ....
Nada fazia antever um Domingo chuvoso.
O sol caia no horizonte, suavemente, a temperatura era amena e o vento quase nulo.
As luzes acendiam-se ao longo da marginal.

Enfim o entardecer pedia que nos mantivéssemos por ali.
Fiquem bem.

segunda-feira, março 05, 2007

Novas do "país de Sócrates" ....

Senti uma enorme angustia quando hoje houvi a notícia de que "Calendário de construção do novo aeroporto da Ota pode ser antecipado" tal como vem noticiado no Jornal Público.
http://www.publico.clix.pt/Economia/noticia.asp?id=1287392
E porque senti tal coisa, porque num país onde grassa a pobreza continuamos como no passado a ter ideias megalómanas.
O que importa é construir grandes infra-estruturas como aconteceu com os estádios de futebol, para hoje estarem ás moscas, em lugar de matar a fome á população.
Este governo formado por personalidades que se alhearam á muito da realidade portuguesa vem de novo com ideias que não enchem a barriga a ninguém, a não ser enriquecer uma pequena minoria mais uma vez.
Vejamos o que o senhor ministro diz a dada altura.
"O ministro Mário Lino afirmou hoje que o governo antecipará o mais possível o calendário de conclusão das obras do aeroporto da Ota, explicando que já vai avançar a rede de transportes envolventes."
Pois eu concordo plenamente com ele quanto á urgência de termos um enorme aeroporto, pois não deve faltar muito para os grandes aviões da ajuda alimentar começarem a fornecer ajuda aos portugueses.
É este o ministro que nos quer empurrar mais para baixo no ranking dos países mais pobres da Europa.Em 27.02.2007 o Jornal Público noticiava assim "Portugueses entre os mais pobres da União Europeia " onde se informava que éramos dos países mais pobres da Europa.
Em dado momento dizia-se o seguinte "Entre os Vinte e Sete países da União Europeia (UE), apenas a Polónia e a Lituânia estavam em pior situação, com 21 por cento de pobres. Estes são, no entanto, países com níveis de riqueza particularmente baixos: o produto interno bruto (PIB) por habitante da Polónia ascendia no mesmo ano a 50,7 por cento da média comunitária e o da Lituânia a 51,1 por cento. Em Portugal, o PIB por habitante representava na mesma altura, 74,8 por cento da UE.".
Como podemos ver estamos mesmo mal, então para quê novos aeroportos TGV e outras meloganias?
O que era necessário era criar condições para retirar cerca de 2 milhões de habitantes que vivem em situações de miséria, segundo o deputado Manuel Alegre aquando das suas intervenções na anterior campanha para a presidência.

sábado, março 03, 2007

Nova manifestação da INTERSINDICAL ...no "país de Socrates"

Realizou-se ontem, 02 de Março, nova jornada de luta dos trabalhadores portugueses contra as medidas deste governo socialista que mais parece de centro direita que ultrapassa em atitudes o próprio PSD.
Como podemos ver por esta foto do Diário de Notícias estavam lá todos, mas que grande manifestação sucedeu novamente, 130 a 150 mil pessoas saíram á rua e percorreram o já habituais percursos "do Saldanha aos Restauradores, e da Av. da Liberdade até junto à Assembleia da República," como descrito nos jornais.
Segundo informação dos médias foi a maior manifestação dos últimos 20 anos e a maior da era "Sócrates".
Será que o nosso "primeiro" continua com problemas de audição, ou não chegam a S. Bento os roidos provocados pela passagem de tantos manifestantes pelas ruas de Lisboa, e que dizer da forma pacífica com que os inúmeros automobilistas esperam pelo fim da manifestação para poderem ir á vida deles.
Qualquer coisa se passa neste "país de Sócrates" para tanta contestação.
Mas ao que consta isto não vai ficar por aqui, como o nosso "primeiro" continua ao que parece surdo e a população descontente, lá foram agendadas novas manifestações para animar a presidência da União Europeia, não vá aquilo tornar-se uma pasmaceira e não queremos ninguém a dormir na forma.
E continuamos com as "gafes" do ministro Manuel Pinho, mais uma vez disse que a nossa grande hipótese de contrariar o desemprego e atrair investimentos são os nossos baixos salários.
Agora foi em Espanha, numa entrevista ao "El País", "Portugal de “braços abertos” para Espanha"
Mas que grande "cromo" ...
Fiquem bem