quinta-feira, julho 12, 2007

Atropelamentos em Sintra ....

A Avenida Movimento das Forças Armadas, que atravessa o lugar Portela de Sintra, tem sido ao longo dos tempos palco de atropelamentos em plenas passadeiras, e porquê questionamos-nos?.
Porque os automobilistas fazem nesta avenida pista de corridas sem mostrarem o menor respeito pelas passadeiras.

Esta semana testemunhei dois atropelamentos nas passadeiras que se localizam em frente aos SMAS de Sintra e os edifícios novos da câmara.
Um no dia 3 deste mês e outro hoje mesmo. No cruzamento frente ao BPI foi á algum tempo atropelada mortalmente uma mãe com o filho ao colo, de seguida os serviços camarários avançaram com a passadeira uns metros.
É dos poucos locais onde não se encontram lombas desmontáveis ou mesmo passadeiras lomba, como existe em outros locais problemáticos.

Já era altura dos serviços camarários tomarem previdência na colocação das passadeiras que necessitam de lombas de afrouxamento, que existem passadeiras que têm de ser deslocadas por se encontrarem na confluência dos cruzamentos, quanto a mim mal.

Finalmente tiraram a passadeira enorme e perigosa que a foto documenta, o peão tem de andar um pouco mais mas está muito mais protegido.

Outra coisa que os automobilistas deveriam aprender era a respeitar os peões nas passadeiras e estes aprenderem a dar tempo aos automobilistas a pararem para lhes dar passagem.

Esperemos que estas situações melhorem.

Fiquem bem.

Voltei á licenciatura do "nosso Primeiro" ...

Não é por teimosia nem por qualquer ideia de perseguição da personagem que se encontra no topo da hierarquia do Governo, é por espanto e por considerar que o que li na entrevista dada á revista Visão pelo presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, deu é de extrema gravidade, não de carácter pessoal para com o "nosso Primeiro", mas de carácter político.
A ser verdade o que li, e crendo que este senhor não quer que o "nosso Primeiro" o leve a tribunal por difamação, vejamos o que nos trás os próximos capítulos.
Mas vamos lá á entrevista, vou realçar o que me chamou a atenção.
Diz este senhor, com foto e tudo, "Comprovativos das habilitações de José Sócrates fazem parte de um "dossié reservado". Que podem vir a agitar o País"., isto é digno de admiração, e pergunta-se "O homem ainda permanece pelo Governo com a passividade de quem nada teme nada deve?", estranho não acham?
Mas voltemos á entrevista, a dado passo da introdução aparece o seguinte:
"Foi através desta autarquia que o funcionário José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa entrou na Administração Pública, Carlos Pinto confirma que parece haver "uma discrepância"nos certificados públicos do primeiro-ministro, posta em evidencia pelas investigações ao processo académico da sua licenciatura em Engenharia Civil, na Independente."
Que discrepância será esta e de quantos "primeiros-ministros" se podem gabar de serem diariamente assediados por a transparência das suas atitudes politicas não ser transparentes.
Vivemos realmente não no "País das Maravilhas mas no "País das Bananas", onde a bufaria é incentivada, onde as perseguições são feitas pelos zelosos funcionários jovens socialistas membros do PS, onde os serviços públicos querem saber quem faz greve ou adere a manifestações, eu digo que isto só se passava no tempo de antes do 25 de Abril de 1974, quando por cá governavam os verdugos fascistas Salazar e Caetano.
A dado passo
"Carlos Pinto confirma, nesta entrevista , Sócrates "teve uma promoção", quando era ministro."
No fim da entrevista ficamos a saber que o SR. Engenheiro é engenheiro do quadro da câmara.
E esta, hei!
E há mais .... mas, têm de ler na revista.
Quando acabará este trauma que nos persegue, o de saber a verdade sobre o "nosso Primeiro".
Fiquem bem

A "caixa de Pandora" das juntas médicas abriu-se .......

Mais duas situações relacionadas com as juntas médicas de professores com doenças graves relegados para o trabalho sem qualquer humanidade por parte dos senhores que constituem estas juntas onde nem todos são médicos e, onde o presidente é um simples director geral, ou outro mais abaixo desde que delegado pelo primeiro, sem qualquer ligação á acção médica.
"duas professoras doentes obrigadas a trabalhar
Duas professoras portadoras de doenças oncológicas graves serão obrigadas a regressar ao ensino no próximo ano depois de a reforma lhes ter sido recusada pela Caixa Geral de Aposentações (CGA) depois de várias juntas médicas"
Onde chegamos!
Ficamos a saber que o mais alto dignitário deste governo dos socialistas, o "nosso Primeiro", desconhecia este formato de composição das juntas, onde segundo o bastonário da "Ordem dos Médicos" confirmou que elementos trabalham na maioria do tempo em regime de parti-me, grave, quando as progressões dos funcionários públicos foram congeladas mas, para estes senhores há dinheiro para regimes de horas extraordinárias.
Quantos mais casos irão aparecer nos próximos tempos? é só esperar que as pessoas percam a vergonha e venham a público testemunhar todo este compadrio que muito tem prejudicado os doentes, até chegarem a haver mortes.
Ao que chegou este país.
Fiquem bem.

quarta-feira, julho 11, 2007

Ainda a avaliação da função pública

Depois de lermos e ouvirmos os meios de comunicação social, escrita, falada e tele-visionada, ficamos com uma certeza, o país só precisa de 5% de funcionários públicos excelentes e um pouco mais de muito bons, apenas 25%.
Pergunta-se que estão a fazer os outros 75% de funcionários, para que servirão quando o patrão Estado os desvaloriza.
Foi essa uma das razões porque a Frente Comum não subscreveu este acordo, ao contrário dos sindicatos da UGT:
"Para o presidente do STE, Bettencourt Picanço, o projecto de diploma que foi objecto de acordo "assegura a transparência e a fiabilidade do sistema de avaliação".
O secretário coordenador da Fesap, Nobre dos Santos, considerou, por sua vez, que foi conseguido um "bom acordo" que vai permitir uma "avaliação mais séria do que a que existia"."
Ora estes senhores parecem comungar das ideias do governo do "nosso Primeiro" de que os funcionários da administração pública só são de muito boa qualidade 25% e de excelente qualidade 5%, grandes sindicalistas estes lambe botas governamentais, quem é que eles defendem? os trabalhadores não com toda a certeza.
Quase todos os dirigentes da UGT são afectos aos partidos do centro, e criticam eles a CGTP de ser afecta ao PCP, mas por experiência de muitos anos gostaria de dizer que desde que foram criados os sindicatos da UGT sempre têm prejudicado os trabalhadores e sempre se aliaram aos governos do centro.
Fiquem bem

terça-feira, julho 10, 2007

A avaliação da função pública

Ficamos hoje a saber que mais uma vez os sindicatos da UGT, Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) e a Frente Sindical da Administração Pública (Fesap), deram mais uma machadada nos direitos dos trabalhadores da Função Pública.
Como o fizeram no passado estes e outros sindicatos afectos á UGT nos direitos dos trabalhadores do privado, não há que ter ilusões que foi para isto que Torres Couto, João Proença e muitos outros socialistas e sociais-democratas criaram a UGT, senão para dividir o sindicalismo em Portugal.
Vai ser o mesmo quando das negociações do Código do Trabalho, como o foi no passado, um código do trabalho que não trará nada de bom para os direitos dos trabalhadores.
Foi assim que a notícia saiu no Jornal Público.
"O Governo e o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) e a Frente Sindical da Administração Pública (Fesap), ambas estruturas sindicais afectas à UGT, assinaram hoje um acordo relativo ao novo sistema de avaliação da administração pública, que deverá entrar em vigor em Janeiro e cujos resultados deverão visíveis já no próximo ano."
Esta conivência com os governos do centro leva anos, mesmo sendo os sindicalizados insignificantes nestes movimento sindical, é este o mundo dos "amarelos", trair os outros trabalhadores.
Fiquem bem.

A Europa ao seu melhor ...

Que dirá o "nosso Primeiro" á notícia que teve grande realce, com entrevista a um magistrado, na rádio, na TV e nos jornais sobre a investigação do correio electrónico de magistrados portugueses e .... sabe-se lá mais quem pelas secretas italianas.
No Jornal Público vem assim.
"Sindicato dos Magistrados pede intervenção da justiça portuguesa no caso das secretas italianas"
O magistrado entrevistado vai mais além, e desconfia desta situação.
"Importa, especialmente, averiguar se houve partilha de informações com os serviços secretos portugueses e, caso tenha havido, qual o destino dado às informações", adianta o SMMP, presidido por António Cluny, actual vice-presidente dos Magistrados Europeus pela Democracia e as Liberdades (MEDEL)."
Realça a gravidade da actuação das secretas italianas.
"O SMMP considera "absolutamente inaceitável" a conduta das secretas italianas que investigaram o correio electrónico dos magistrados europeus, entre eles portugueses, membros da MEDEL. "Tal actuação é um claro e grave atentado à sua reserva profissional e intimidade pessoal, como magistrados e como pessoas", refere o SMMP."
Será que todo este clima que os nossos governantes tem vindo a criar com as perseguições a quem tenta usar o direito livre de se expressar criticamente, quando criticam a forma de governar o país, ou as gaffes do ministros ou mesmo as habilitações mal explicadas por alguém que tem imensa notoriedade, como o "nosso Primeiro", não vem no seguimento da aplicação de uma politica de policiamento dos cidadãos europeus.
É esse o grande alarme que estas notícias de imensa gravidade vêm diariamente nos jornais, estaremos a encaminhar-nos para um país extremamente policiado numa Europa muito espiada ....
Aqui ficam uma das minhas incertezas quanto ao tipo de Europa em que nos obrigaram a entrar, com promessas que jamais poderão ser cumpridas, por incapacidade negocial e serventialismo dos governos que temos e tivemos.
Fiquem bem

domingo, julho 08, 2007

Shambo o boi sagrado do templo hindu de Shanka Vale, na Gran-Bertanha, foi condenado á morte.

Hoje ao ler as notícias na Net deparei-me com uma notícia de intolerância religiosa.
Será que não haverá outro meio de isolar e deixar viver um animal possivelmente condenado á morte pela doença que poderá ou não transporta com ele.



"Hindus defendem bovino condenado à morte no Reino Unido
Monges lançam petição online para salvar boi sagrado

Mais de 18 mil pessoas já subscreveram uma petição online para evitar que um boi sagrado para os hindus seja abatido. A campanha para salvar Shambo foi lançada pelos monges do templo Shanka Vale.

Uma petição online para evitar que um boi considerado sagrado pelos hindus seja abatido pelas autoridades sanitárias britânicas já conseguiu reunir pelo menos 18.750 assinaturas. A campanha para salvar Shambo – que se encontra isolado para tratamento de tuberculose bovina (TB) – foi desencadeada pelos monges do Shanka Vale, templo hindu situado em Carmarthenshire, na zona Oeste da Grã-Bretanha.
Os monges hindus entraram também com uma acção em tribunal contra a decisão do DEFRA (Departamento de Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido). Mas apesar do êxito da campanha – o caso foi noticiado pela BBC, Fox e ITV, podendo tornar-se um incidente internacional –, nada parece demover as autoridades britânicas. A União Nacional dos Criadores, por sua vez, defende que tendo os testes sido positivos para TB, não poderá haver excepções.
Dar a vida por Shambo " Para ler o reto da notícia :

http://expresso.clix.pt/Actualidade/Interior.aspx?content_id=403546

Para assinar a petição fica aqui o site do templo hindu de Shanka Vale

http://www.wevaluelife.org/Home.aspx
Talvez assim possamos encontrar outra forma de resolver a situação.

Eu subscrevi.

Fiquem bem

sexta-feira, julho 06, 2007

Faleceu Henrique Viana

A nossa cultura ficou mais pobre com esta morte.

<>(29 de Junho de 1936-05 de Julho de 2007)

Faleceu aos 71 anos vitima de cancro, no dia em que estava prevista a apresentação do filme de Leonel Vieira "O julgamento", onde interpretou o seu último papel em vida.
Teve uma carreira cheia de sucesso, como podemos ver nas inúmeras notícias:

Henrique Viana actor de vários talentos (Jornal de Notícias)
http://jn.sapo.pt/2007/07/05/cultura/morreu_henrique_viana_actor_varios_t.html

Aqui fica a minha homenagem.

Fiquem bem

Petição CONTRA as comissões sobre Levantamentos em ATMs (Multibanco)

Hoje recebi um mail sobre uma taxa sobre os levantamentos com cartão multibanco, é assunto que já veio á baila mais que uma vez.
O local na net para se aderir á subscrição fica aqui:
http://www.petitiononline.com/bancatms/petition.html
Para quem quiser aprofundar o assunto aqui fica mais tema.
http://movv.org/?s=multibanco
Fiquem bem

quinta-feira, julho 05, 2007

As coisa que o PS defende no Parlamento ....

Isto há coisas do Diabo!
Hoje o deputado Alberto de Sousa Martins líder da bancada socialista, depois de o PS ser desancado no hemiciclo por todas as outras bancadas, saiu em defesa do aparelho do partido.
A determinada altura do discurso disse, que os outros deputados não tivessem a veleidade de dar lições de democracia aos militantes socialistas, porque este partido tinha sido o criador da democracia em Portugal.
Longe vai a sabedoria deste senhor, e vai ter de dizer o mesmo a Manuel Alegre
"Considera que o ministro Correia de Campos teve uma reacção despropositada e pouco conforme com a tradição de tolerância que era apanágio do PS"
o mesmo a Mário Soares em relação á exoneração da directora do Centro de Saúde de Vieira do Minho:
"São coisas desagradáveis, porque fazem mossa no Governo e são fáceis de contestar. e acho que devia ter sido evitado, porque há certas coisas que não se devem fazer e, em vez de disciplinar, indisciplinam."
Idem sobre o processo de Fernando Charrua, a Jorge Coelho
"ridículo e inadmissível", acusando a responsável pela DREN de querer ser "mais papista que o Papa"
Ana Gomes deu-se ao trabalho de escrever a José Sócrates, chamando a atenção para
"uma perigosa deriva autoritária e antidemocrática delação"
Então sr. deputado Alberto de Sousa Martins que diz a estes históricos que criticaram as estruturas do Partido Socialista, também são figuras gradas da política ás quais os senhores não reconhecem estar á altura de vos criticar sobre como estar em democracia.
Apetece-me perguntar-lhe com aquela frase histórica de Alçada Baptista, "onde estavam os senhores quando se deu o 25 de Abril", o "nosso Primeiro" andava lá pela Guarda a praticar a Social Democracia pelo PPD/PSD, está lembrado, enquanto os muitos comunistas, verdadeiros socialistas, alguns sociais-democratas, os "católicos progressistas", muitos outros contestatários á ditadura de Salazar e a sua pandilha, lutavam para que os senhores digam as baboseiras que dizem e cheguem ao ponto de terem atitudes antidemocráticas como aquelas que tiveram nos últimos tempos, e que tanta contestação tem tido tanto dentro como fora do seu partido.
Enquanto tiverdes as politicas totalitárias que tendes irão ter uma contestação feroz do povo que felizmente não se encontra adormecido tal como não o estava antes do 25 de Abril de 1974.
Vivam as diferentes formas de liberdade.
Fiquem bem

quarta-feira, julho 04, 2007

A súde no "país de Sócrates" .....

Não faltava o Governo do "nosso Primeiro" fechar compulsivamente as urgências dos SAP's, onde o numero de utentes á baixo, as maternidades onde o partos são pouco, taxar cada vez os pacientes que esperam horas a fio por uma consulta, e muito mais.
No caso dos fechos das urgências dos SAP's já ocorreram alguns casos trágicos, como a morte de utentes que tiveram de percorrer quilómetros para se dirigirem a um centro de atendimento aberto, quem é criminalizado neste caso? boa pergunta!
Os bombeiros até estão a pensar incluir na sua formação a especialidade de "parteiro(a)" porque como tem de percorrer quilómetros acontece a criancinha nascer na ambulância, na ponte, no descampado do Alentejo, e em muitos outros locais.
Agora temos o caso das juntas médicas, que até atestam as capacidades de um doente sem a presença do próprio.
Aconteceu com o professor de filosofia da Escola Secundária Alberto Sampaio, em Braga, que "Com um cancro na garganta, Artur José Vieira da Silva teve de se submeter a uma “amigdalectomia esquerda e laringectomia total com esvaziamento gangliconar cervical funcional bilateral e traquostomia permanente”. Com “ausência total e irrecuperável da voz”, o professor de 60 anos pediu a aposentação."
Como é possível dar como apto alguém que na sua profissão tem como instrumento de trabalho exactamente a voz?
Será que estes senhores doutores não têm o mínimo de sensibilidade na análise dos processos dos doentes e, quando vão á junta médica os diferentes casos são analisados por uma bitola a contrário de uma análise minuciosa e cientifica, nisto tudo podemos interiorizar a existência de uma incompetência, começando pelo próprio governo, que contempla todas estas ocorrências com a maior das friezas, só existente nas ditaduras. sul americanas do passado.
Quem é que é criminalizado por estas mortes? o único que foi penalizado foi quem se finou.
Deixo aqui o endereço da notícia na integra do "Correio da Manhã":
Braga: Junta médica decide caso sem convocar doente
Apto a dar aulas sem voz
"mais de 30 anos de serviço, o professor Artur foi traído pelo cancro. Ficou sem a laringe e só falava, com grande dificuldade, através de um aparelho. Mesmo assim, foi-lhe recusado o pedido de aposentação e até uma junta médica o deu como apto. Mas os alunos acabaram por não ouvir qualquer aula ao som da sua voz robótica. O professor morreu no dia 9 de Janeiro."
É assim nestes termos que os portugueses são tratados pelo Governo de José Sócrates.
Meditem.
Fiquem bem

domingo, julho 01, 2007

Sismo de magnitude cinco registado ao largo do Algarve

Boa Noite
Deu-se hoje ao largo do Algarve um sismo com a magnitude de cinco da escala de Richter, ao inicio da noite, cerca das 20h03, com epicentro localizado no Atlântico, 300 quilómetros a oeste de Vila do Bispo.
O abalo não provocou danos, mas foi sentido nos distritos de Setúbal, Lisboa e Porto.
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1298222&idCanal=90

Fiquem bem