domingo, setembro 30, 2007

Mudar a hora de Verão para a de Inverno

Colocou-se mais uma vez a dúvida de quando deixamos de estar na hora de Verão e passamos a estar na escuridão do Inverno, coisa esta de mudar a hora que considero ser mais uma das atitudes de subserviência em relação aos países do centro da Europa, os espanhóis não mudam a hora.

Decreto-Lei nº. 17/96, de 8 de Março

Artigo 1º.1 - A hora legal de Portugal continental coincide com o tempo universal coordenado (UTC) no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Outubro e a 1 hora UTC do último domingo de Março seguinte (hora de Inverno).
2 - A hora legal coincide com o tempo universal coordenado aumentado de sessenta minutos no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Março e a 1 hora UTC do último domingo de Outubro (hora de Verão).
Artigo 2º.As mudanças de hora efectuar-se-ão adiantando os relógios de sessenta minutos à 1 hora UTC do último domingo de Março e atrasando-os de sessenta minutos à 1 hora UTC do último domingo de Outubro seguinte.

_____________

Região Autónoma da Madeira
Decreto Legislativo Regional nº. 6/96/M, de 25 de Junho


Artigo 1º.-1 - A hora legal da Região Autónoma da Madeira coincide com o tempo universal coordenado (UTC) no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Outubro e a 1 hora UTC do último domingo de Março seguinte (hora de Inverno).
2 - A hora legal coincide com o tempo universal coordenado aumentado de sessenta minutos no período ompreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Março e a 1 hora UTC do último domingo de Outubro (hora de Verão).
Art. 2º. As mudanças de hora efectuar-se-ão adiantando os relógios de sessenta minutos à 1 hora UTC (à 1 hora de tempo legal) do último domingo de Março e atrasando-se de sessenta minutos à 1 hora UTC (às 2 horas de tempo legal) do último domingo de Outubro seguinte.

_____________

Região Autónoma dos Açores
Decreto Legislativo Regional nº. 16/96/A, de 1 de Agosto


Artigo 1º. A hora legal dos Açores coincide com o tempo universal coordenado (UTC) diminuído de sessenta minutos no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Outubro e a 1 hora UTC do último domingo de Março seguinte (período da hora de Inverno) e coincide com o tempo universal coordenado no período ompreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Março e a 1 hora UTC do último domingo de Outubro seguinte (período da hora de Verão).
Art. 2º. As mudanças de hora efectuar-se-ão adiantando os relógios de sessenta minutos à 1 hora UTC (0 horas de tempo legal) do último domingo de Março e atrasando-os de sessenta minutos à 1 hora UTC (1 hora de tempo legal) do último domingo de Outubro seguinte.
Fiquem bem

Coisas do menino Pedrinho

E que tal um pouco de humor, que é coisa que o bom do "Zé Povinho" sempre soube fazer mesmo quando de barriga vazia .

E aqui estamos perante uma das melhores provas disso.

Nós já sabemos que a língua portuguesa é muito traiçoeira, mas o facto de termos o nosso "Primeiro" com nome de filósofo grego é demais, e cá temos o menino Pedrinho a levantar a confusão.

Fiquem bem.

quinta-feira, setembro 27, 2007

O Vulcão dos capelinhos.

A RTP transmitiu no seu canal principal o telejornal da Tarde e da noite dedicado ás comemorações do aniversário, 50 anos, do Vulcão dos Capelinhos.
São imagens antigas misturadas com a actualidade, que demonstram a beleza e força da Natureza associados com a aflição dos homens e mulheres que viveram na ilha do Faial a erupção do vulcão.

Foto retirada do site:

CienciaHoje

Deixo-vos a página fotográfica de alguém que esteve presente.
Por Luís Carlos Decq Motta (fotos) em http://www.vulcaodoscapelinhos.org/



Fiquem bem

sábado, setembro 22, 2007

Sócrates e o marketing político ....

O marketing chegou á muito á política, mas tão refinado como o de José Sócrates nunca este País, não o de Sócrates, tinha imaginado existir.
Esquecem-se os políticos que os fotógrafos andam por ai, que as suas fotografias correm mundo nos dias de hoje, que os jornalistas andam tão atentos e já há muito que usam câmaras tão bem como os fotógrafos.
Os jornalistas e fotógrafos da revista Sábado estavam mesmo atentos e no sitio certo á hora certa, pois, tudo isto todos sabemos, eu já sei!
Mas fiquem a saber que a "religiosidade" está para Sócrates como o "choque tecnológico" está para ele mesmo.
Isso mesmo, tem o mesmo grau de grandeza, e possivelmente chegou na mesma altura, ao sabor das necessidades tecnológicas e de "marketing", e esta hei!
Então vamos á ao que interessa.
Vou deixar-vos as imagens que vinham na revista Sábado, e que ao que parece já correram Mundo, inclusive na blogosfera.
Primeiro Sócrates a ver se os computadores estão ao nível do "choque tecnológico", depois a exercitar-se na comunhão com a Igreja Católica, ainda voltamos ao "Deus, Pátria e Família", é pá onde já vi eu isto.

Mais vale uma imagem que mil palavras.
Digiram as fotos com cuidado.
Fiquem bem.

domingo, setembro 16, 2007

Novo blog "A Pesca desportiva"

Aos meus amigos pescadores e não só, queria dizer-vos que criei um blog dedicado unicamente á pesca desportiva onde vou postar tudo o que até hoje escrevi e publiquei na NET.
Como tal transferi para esse blog o endereços dos vosso blog's e sites.

Acredito que o blog "O Monte da Lua" passou a determinada altura a ser um blog demasiado generalista e pouco dedicado á pesca, tal como eu tenho sido, este ano, tenho-me dedicado a pescar os desastres do governo deste "país de Sócrates" e a reclamar melhor forma de se viver em Portugal
É assim que o vicio nos toma de pequeninos ..... olha o peixinho, onde? sei lá
Pescadores na entrada do mar para a Ria Formosa em Cacela Velha/Fábrica.

Espero que gostem do novo Blog.

http://apescadesportiva.blogspot.com/

Biquem bem


sábado, setembro 15, 2007

Assim continua o "país de Sócrates"

Todos os dias nos chegam através da Internet, dos jornais, da rádio, e não só situações preocupantes e que nos demonstram que estamos a ser governados por governantes tecnocráticos onde os valores humanistas não existem.
Ficamos a saber que o dia de hoje em notícias chocantes é de grande abundância.
A nível institucional temos que as "Leis Penais entram em vigor", sem que se tenha notado a existência do "plano tecnológico", já que ao que parece carecem da existência de meios para uma correta aplicação da lei.
As notícias do Correio da Manhã são surpreendentes.
http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=257988&idselect=10&idCanal=10&p=200
Três violadores foram libertados
Como consequência dessas falhas temos que
"Três violadores condenados a 10, 12 e 14 anos de prisão no Tribunal de Sintra estarão já desde esta madrugada em liberdade como consequência da entrada em vigor do novo Código de Processo Penal, que restringe os prazos de prisão preventiva."
E isto acontece porque o que pretendemos neste país é uma governação isenta de humanismo e extremamente economicista, onde a ânsia de poder a todo o custo irá no futuro ter repercussões na nossa vida.
E vejamos porque isto é preocupante, andes de por cá fora uma lei destas haveria que criar as condições para tal suceder. E são os poderes instituídos que chamam a atenção para as deficiências
"mas ontem a Procuradoria-Geral da República (PGR) fez saber que “por falta de meios tecnológicos, designadamente uma base de dados capaz, não é possível apurar de imediato quais as pessoas sujeitas a medidas de coacção privativas ou limitativas da liberdade”"
mas,
o ministro da Justiça disse confiar na “preparação dos magistrados para responderem com o esforço adicional que uma nova legislação sempre requer”
pis assim o problema nas mãos dos magistrados, pondo-se de fora e lavando dai as suas mãos como sempre fez em todas as atitudes que tomou até agora.
No mesmo jornal ficamos a saber que está uma candidata a asilada no "país de Sócrates", país que em tempos atrás foi de exportação de exilados e imigrantes, uma cidadã do Brasil de origem nativa, indígena Munduruku, da aldeia Pataquá, que se encontra detida pelo SEF.
"Braga : queixa-crime contra inspector do SEF
Índia fica internada após ser detida
A índia brasileira detida pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Braga está internada devido a um trauma sofrido na noite de quinta-feira, no Aeroporto Sá Carneiro, no Porto. O prognóstico é reservado, continuando em exames no Hospital Pedro Hispano, e o seu advogado vai interpor queixa-crime contra António Martins, inspector responsável pela detenção."
E como a resolução das situações no "país de Sócrates" são extremamente burocráticas e os funcionários se encontram muito motivados por este governo as situações arrastam-se, como tal, temos que a jovem
"pois integra uma organização de nativos que lutam contra o derrube de árvores na Amazónia e já sofreu ameaças de morte. A jovem reside em Braga há seis anos e a Fundação Nacional do Índio (Funai), entidade brasileira que se dedica a defender nativos, está a fazer esforços junto do Governo para que conceda o asilo. "
agora como a comoção e o stress de estar a ser maltratada no país onde esperava ser bem acolhida foi internada em estado critico.
Mas há mais, lembram-se de faz algum tempo termos falado nuns professores com doenças graves terem sido dados como aptos para o trabalho pela Caixa Geral de Aposentações que lhes negou a reforma antecipada, pois cá temos a notícia triste de que uma dessas professoras não com um cancro, mas com três, um dos quais na língua, se apresentou ao trabalho.
"Regresso emocionado à escola
Doente com três cancros a dar aulas.
Depois de uma noite mal dormida, por causa da ansiedade e dores de barriga, Maria da Conceição Marques, vítima de cancro da mama, útero e língua, saiu de casa para se apresentar aos alunos do 1.º ano da EB1 da Regedoura em Válega, Ovar, depois de a Caixa Geral de Aposentações lhe negar a reforma antecipada."
Esta professora foi aquela a quem um quadro superior da Caixa de Aposentações se deu ao desplante de alterar uma decisão médica, por questões economicistas não pode deixar de ser, pois não lhe vejo conhecimentos técnicos para tal decisão.
"A sua angústia começou em Janeiro, quando um responsável pela Caixa Geral de Aposentações alterou a decisão da Junta Médica que lhe deu a incapacidade. Maria da Conceição Marques pediu uma revisão da decisão, mas só obteve uma nova Junta Médica onde mais não fez além de entregar relatórios médicos."
Mas lembram-se de o "nosso Primeiro", Sócrates, ter ficado com um ar de espanto, tipo "como boi a olhar para um palácio"*, e dito que desconhecia que a Caixa Geral de Aposentações e as Juntas Médicas tinham tais procedimentos, pois também eu como vós esperava que este e outros assuntos idênticos estivessem á muito resolvidos e que mais ninguém viesse a morrer no trabalho por estar gravemente doente.
E já que estamos em maré de provérbios populares o que temos de fazer contra todas e outras situações é "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.".
Digiram isto com cuidado, e fiquem bem.
Nota - *"como um boi a olhar para um palácio", isto é um provérbio popular, acto de profundo espanto e ignorância

quarta-feira, setembro 12, 2007

As coisa que se ouvem no "País de Sócrates"

Quando dou uma volta pela imprensa nacional fico completamente atordoado com o que por lá vem escrito.

Ou falam dos azares da vida, ou os nossos governantes falam daquilo que não existe.

No passado o ministro Mário Lino considerou que alentejanos e algarvios eram populações nómadas de um hipotético deserto que se situaria a sul do rio Tejo, qual miragem imaginária de um político lunático dos muitos que por ai andam, e ele que em tempos defendeu a terra a quem a trabalha, o Alentejo ade ser nosso, dizia ele na altura.

Hoje quando abro as notícias na Net, deparo-me com um senhor não menos distraído do mundo onde anda, e diz ele que a crise que todos sentimos é uma má miragem, e que a miragem dele é a de que está tudo bem, desde o governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, á OCDE e FMI, desvalorizando assim a análise feita por personalidades bem distintas.

A notícia completa no Correio da Manhã


"Ministro diz que não há crise no País
O ministro da Economia, Manuel Pinho, desvalorizou ontem as sucessivas revisões em baixa das previsões de crescimento económico da Zona Euro – ontem por Bruxelas, na semana passada pela OCDE e FMI – afirmando que a economia portuguesa “está no bom caminho para uma retoma sólida”, não havendo “qualquer indicação de crise”."

Para falar verdade eu sinto e vejo á minha volta o mesmo.

E diz ainda mais

"“Pelo segundo trimestre, o crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] português foi superior ao da Zona Euro”, "

Mas, as entidades acima mencionadas dizem o contrário. Onde está esse crescimento, não o encontro no meu e na da restante população, a não ser no de alguns Senhores (boys), quando recebemos a folha de ordenado ou vamos ás compras, está tudo cada vez mais caro..

Que podemos fazer num país governado por lunáticos, é o "país de Sócrates".

Governantes esses que nos estão a atrasar cada vez mais em relação á UE, onde os ordenados estão cada vez mais ao nível dos países subdesenvolvidos, onde a classe média anda na penúria, basta ver os dados estatísticos, isto é o país real onde como estes senhores dizem existir coisas que só eles vêm, só eles acreditam.


Ele está mesmo com má cara, nem, acredita no que diz.
Um país governado por um "sargentão", com tiques de ditador, que se vem definido como tal desde as celebres guerras da "co-inceneração", Souzelas, Setubal, e outras, quem não se lembra dele.

Até eu que sou "ateu" gostaria de falar com o Dalai Lama, considero que seria uma conversa interessante com o ministro espiritual de Buda, com a qual se poderia ter uma conversa criativa e enriquecedora.

O Dalai Lama está em Portugal, mas o governo de "Sócrates" diz que não é personagem com quem se deve ter uma reunião oficial, se calhar á para evitar que os chineses como retaliação dupliquem as exportações para o "país de Sócrates", há que evitar mais uma calamidade.

O Dalai Lama é este senhor, a figura espiritual do budismo.

Só a Assembleia vai recebe-lo oficialmente.

Tal como vem no Público

"Oposição critica Governo por não receber o Dalai Lama"
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1304752&idCanal=21

Fiquem bem no "país de Sócrates".

segunda-feira, setembro 10, 2007

Ao fim da tarde .... na Ria Formosa

Por vezes surgem-me imagens de rara beleza pela frente da objectiva.
São as base dessas imagens de fim de tarde em que o sol avermelhado se despede de mais um dia de trabalho.
Fiquem com as fotos de um sol incandescente no horizonte

onde os veleiros parecem calcinados pela intensidade calorifica da tocha celestial, que todos os dias se põe para renascer no dia seguinte.
Foi assim que vi no regresso da ilha de Tavira o sol a despedir-se de mais um dia de Agosto.
Fiquem bem

terça-feira, setembro 04, 2007

Pelo areal até Cacela Velha

Numa praia com um areal a perder de vista, como é o que vai ao longo da costa entre a Manta Rota e Cacela, há sempre algo de curioso a surgir aos nossos olhos.

Praias de areais extensos, banhado por águas tépidas, há sempre alguém que a calcorreia.

Aqui e além surgem pescadores que com "ganchorras" manuais ganham o dia a apanhar ameijoas.

Este ano vi muitas "vinagreiras negras" a ficarem em seco, as que pude transportei para o mar.
É uma "lesma do mar", que se alimenta de algas, dentro da rio Gilão no fim do Inverno já as tinha visto, aqui nunca.

A determinada altura encontramos pescadores a peneirar o que apanharam, separam as cascas das ameijoas boas, e por sua vez dividem para um lado as grandes e para outro as pequenas.

Finalmente chega-se frente á "Fábrica", um aglomerado de casas que se situa a sotavento de Cacela Velha, existe aqui um restaurante onde se servem refeições de peixe grelhado e de marisco.

Preparamos-nos para o regresso, e lá voltamos para mais uma caminhada de 1 hora.
Todos os anos é assim que preparamos o físico e o espírito para o regresso ao trabalho.
Fiquem bem.


segunda-feira, setembro 03, 2007

Voltei do deserto .... Algarve!

O deserto a sul do Tejo, como é visto pelo Ministro Mário Lino, está um espectáculo, águas calmas e quentes, férias calmas e repousastes, onde dá para abalizar á distancio para onde este "governo de Sócrates" nos está a levar
Lá para os lados de Tavira a requalificação vai de vento em poupa.


A praia da Manta Rota está cada vez mais apelativa, com a requalificação dos espaços que antes estavam sem qualquer ordenamento, estão agora calcetados, ladrilhados, surgiram novos espaços de comercio com aspecto arejado,

onde a inovação das decorações dizem ao visitante como se vivia no passado longínquo e recente.
Como podemos ver o tal "deserto" não passa de uma miragem de um ministro lunático e mal formado.
Dá também á distância para ficar perturbado com a forma desgovernada como alguns pseudo-ecologistas actuam.
Os governos também têm alguma culpa na forma como são geridos alguns temas que pela sua dificuldade de compreensão levam muitas vezes a levantamentos populares de contestação.
Temos no passado o caso da co-incineração.
Onde a falta de diálogo do actual nosso "primeiro", na altura ministro do Ambiente, veio impor a co-incineração sem ser aberto um amplo debate.
No entanto não é com acções como as ocasionadas em Silves que iremos ficar esclarecidos sobre o uso de produtos transgénicos.
Deixo no entanto, sendo um leigo na matéria, uma questão no ar, será pior comermos organismos transgénicos não poluentes ou usarmos e abusarmos de pesticidas, fungicidas e outros produtos químicos que continuarão a poluir o ambiente.
Aqui também não se saiu muito bem o Bloco de Esquerda, pela parte do mano Portas
Mas voltemos ás terras do sul, deixo-vos para terminar imagens dos festejos na praia da Manta Rota, que se realizaram no fim de Agosto.
Reporta-se ao banho anual dos serrados do barlavento algarvio
Por último um pôr do sol tirado no regresso de mais uma visita á ilha de Tavira


Quero ainda trazer-vos duas imagens captadas com a diferença de um mês, a primeira no fim de Julho, a segunda no fim de Agosto





Com alguma imaginação e poucos recursos seria possível limpar as praias destas algas que até no passado não muito distante serviam para adubar os terrenos de cultura.
Fiquem bem.