domingo, janeiro 22, 2017

Os ressabiados de volta para as eleições autárquicas ...

Abrimos os jornais, quer em papel quer online, e logo nos aparecem os políticos ressabiados, já não se resumem os dos partidos da direita, até nos aparecem uns políticos filósofos com ideias neoliberais mas inscritos num partido de esquerda, e esta hei!
Mas não agora as criticas ressabiadas vêm da candidata do CDS, aquela boneca de cristas, que no propósito de denegrir as obras lisboetas da Câmara Municipal de Lisboa, vem dizer que aquilo é eleitoralismo, e se for? será que eles quando estiveram no poder não fizeram o mesmo quando colocaram com as suas medidas portugueses contra portugueses, isto é, dividir para reinar e tentarem passar pelos intervalos da crise.
Até uma das figuras mediáticas em tempos ligada ao CDS vota pelo actual presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Bagão Felix vota CML.
Pois, pelo que vi na Televisão gostei.
Mas não é só em Lisboa que as criticas surgem vindas dos ressabiados que para tentar ganhar votos criticam tudo e todos, até o que é bem feito.
Há políticos sem um pingo de vergonha, quando foram preteridos, e ainda bem que o foram, decidiram candidatar-se como independentes, mesmo que o fosse contra o próprio partido de onde acabaram expulsos, um desses nomes é o de Marco Almeida, antigo braço direito do anterior presidente de câmara Fernando Seara, que durante três décadas governou Sintra, em seis décadas os governos do PS (Edite Estrela) e do PSD , levaram a Câmara Municipal de Sintra quase á banca rota com a profusão de empresas municipais, como a HPEM e a contratos ruinosos como o celebrado com a SUMA, uma empresa de recolha de lixo, e a Trátolixo a empresa municipal de tratamento de lixo, que se encontrava desde 2002 em défice financeiro, e que serve os conselhos de Sintra, Cascais, Oeiras, Mafra, e cujo processo de reestruturação terminou em 2015.
É com estes actos de alguns políticos procurarem chegar ao poder sem qualquer ética politica que levam o cidadão comum a divorciar-se da politica e a não ir colocar o seu voto em cada eleição que se realiza, e assim o absentismo nas eleições aumenta.
Se analisarem as companhias que Marco Almeida conseguiu, ficamos a saber que vamos ser invadidos por para-quedistas caso  vença, António Capucho, Carmona Rodrigues, Ribeiro e Castro, Miguel Pinto Luz e António Lamasnenhum deles é de Sintra, porreiro pà!
Sinto-me feliz tudo gente de Sintra, só a sorrir com um sorriso amarelo ...
E, assim, vai a politica neste país á beira mar plantado, e como as eleições costumam ser na época de veraneio lá vai o pessoal para a praia.
Bom Domingo.

sábado, janeiro 21, 2017

Tramp e o populismo dos fascistas na Europa e no Mundo ...

Todos percebemos que Tramp além de populista é racista, homofóbico e sei lá que mais!
Enfim um perigo para o Povo Americano e para o resto da humanidade.
Mas não está sozinho, porque o perigo anda de novo pela Europa com a Madame Le Pen, que advoga a implusão da União Europeia, e não andará muito longe da verdade se os políticos europeus não descobrirem que tem sido os maus da fita ao empobrecerem os Povos com a ideia de que tem de haver um défice a roçar a utupia numa Europa devassada pelo empobrecimento com origem na deslocalização das empresas para países onde os salários são de miséria e onde os trabalhadores são muitas vezes forçados a trabalhar em regime de escravatura.
Podem fazer-se imensas manifestações contra a eleição de Tramp, mas se os eleitores desiludidos com as políticas que se foram realizando nas últimas décadas, politicas neoliberais que foram empobrecendo os Povos, tendo á mistura com a deslocalização das industrias que foram criando um exercito de desempregados, muitos deles já em idade avançada e de pouca qualificação os torna uma mão de obra pouco apelativa para os empregadores, que privilegiam jovens que aceitam salários baixos, nomeadamente nos países do sul.
Este sábado por todo o Mundo houve manifestações de mulheres contra, penso que não contra a eleição de Trump, mas contra as suas ideias racistas e xenófobas contra hispânicos, negros, europeus, migrantes, etc.
Mas o mesmo pensa a Madame Le Pen, os xenófobos que governam a Hungria, a Bulgária, a Servia, e muitos dos países cujas fronteiras recebem migrantes e refugiados fugidos de países pobres ou em guerra, caso dos sírios, iraquianos, paquistaneses, afegão, e essa xenofobia acaba por contagiar e contaminar os povos do resto da Europa.
E todo esta desilusão que foi chegando aos Povos europeus pode dar origem a que votem nos populistas, tal como já aconteceu em muitos países nuns com mais sucesso que noutros, e num dia adormecemos no outro podemos acordar em ditadura (Sigmar Gabriel)
Só nos resta esperar que o Povo Americano e o Europeu trave o caminho incerto da Guerra.

sexta-feira, janeiro 20, 2017

O grande dia para os fanáticos do autoritarismo ...

Hoje é um grande dia para os fanáticos do autoritarismo, diria mesmo um ressabiado, menos grandioso para os que poriam pela Democracia, quer sejam Democratas ou republicanos, ou mesmos pelos muitos Democratas que pelo mundo vêm com apreensão a chegada ao poder no país dos polícias do mundo.
Mas por agora a chegada ao país do tio Sam de uma figura com ideias xenófobas, diria mesmo racistas, não só para o povo negro ou hispánico, mas também para com os outros povos que povoam o planeta Terra. 
Pronto já está sentado no edifício do Capitólio, e só daqui a quatro anos saberemos se sai ou se volta, mas é bom andarmos por ai atentos.
Mas os os ressabiados não andam só no partido Conservador Americano nem em Portugal no PSD, anda por ai um tal de filósofo de nome Francisco Assis que advoga que a "Geringonça" vai ter um fim triste, desde que perdeu a tentativa de se tornar secretário geral do PS que se tornou um secretário geral do ressabianismo.
Na entrevista que deu á RDP à jornalista Maria Flor Pedroso, entre muitas coisa advogou a necessidade de haver eleições para o PS se livrar da esquerda, possivelmente na tentativa de levar o PS a enveredar por uma via neoliberal.
Mas que fazem estes políticos pardos num partido de esquerda? 
Nada, a não ser destabilizar e ajudar com as suas opiniões a dividir o PS, mas pelas reacções que ouvi não tem dentro do PS grande credibilidade, eu diria mais Assis vai inscrever-te no PSR, faz como a ex-comunista Zita Seabra dá o tua cambalhota e vai para o teu devido lugar ...
Quanto a Tramp vamos esperar pelos próximos meses para vermos se vamos de aprovisionar alimentos para dias difíceis.