sexta-feira, setembro 08, 2006

O "KITESURF"

No dia 27 de Agosto do corrente ano, na Praia da Manta Rota estavam alguns praticantes de "kitesurf" (prancha puxada por um papagaio) que se movimentavam muito próximo da praia, ao contrário de se localizarem fora de zona de banho.
Era Domingo e a praia estava cheia dentro e fora da zona concessionada.



Embora fosse fora da zona concessionada, eu chamei-lhes à atenção de que à velocidade a que se movimentavam tornava-se perigoso para os muitos banhistas que estavam dentro de água.
A resposta de um dos elementos, destoando dos restantes, era que naquela zona não vigiada cada um estava por si, ora se uma daquelas pranchas me acertasse ma cabeça só me restaria ir para o hospital ou para o cemitério, consoante o estado em que ficasse.
Disse-lhes que se não se afastassem da orla eu chamaria a autoridade marítima, pareceu-me que não ficaram muito impressionados.


Uma verdade seja dita que em três semanas de férias no Algarve nunca vi um único policia marítimo nas praias.
Enviei um e-mail para os Serviço de Informação e Relações Públicas da Marinha qual a lei que regulamenta este desporto náutico, e se no local a autoridade marítima teria alguma autoridade sobre a questão.
É uma verdade que estávamos em zona não concessionada, não se prtende privar ninguém de praticar o seu desporto favorito, no entanto todas as actividades naúticas devem ter regras de segurança.
Fiquem bem