quinta-feira, março 16, 2006

Queimada .......de desperdicios de jardim

Boa Noite
No dia 10 de Fevereido último quando cheguei a casa apercebi-me da existencia de uma enorme fogueira na encosta que fica em frente á minha casa.
Procurei junto da corporação dos Bombeiros de Sintra se não era proibido queimar residúos de jardim em quantidades industriais.A resposta que obtive foi de que a empresa de jardinagem havia requerido uma autorização junto da Camara Municipal de Sintra para efectuar uma queimada durante 4 dias, cujo periodo abrangia o fim-de-semana.
Mas que queimada! o que se queimava ali eram residuos de trabalhos de manutenção em jardins e quintas das redondezas e .........Foi como as imagens mostram durante os ditos quatro dias, uma nuvem de fumo malcheiroso que ora se dirigia para Colares ora para a Varzea de Sintra, provocando por vezes um autentico nevoeiro. Escrevi na altura um mail para a C.M.Sintra, cuja resposta foi a lacónica informação de que o assunto havia sido transmitido a Divisão de Licenciamento de Actividades Económicas, com cópia para a Quercus que por sua vez tambem questionou a mesma C.M.S.
Mas ... por incrivel que pareça os desperdicíos estiveram a arder, mesmo com algumas chuvadas valentes, até hoje, ainda ardem.
Presumo que tenham vindo a ser alimentadas com mais e mais desperdícios, já que por lá tem permanecido, embora escondida, uma retroescavadora.
Na terça-feira, 14/03, passada tive mesmo de chamar os B.V. de Sintra porque quando cheguei á noite lavrava mesmo um incendio com algumas proporções .......... foram eles que apagaram as chamas.
Hoje, 16/03, de manhã voltei a ver lume na encosta ........ então passei-me mesmo ....... e queixei-me á policia muinicipal.
Espero que tenha mesmo actuado.

Normalmente será assim que deverá estar a paisagem visivel das janelas do meu sótão.

Espermos que sejam assim no futuro, sem mais atentados ao ambiente.

Pergunta-se, numa época em que devemos procurar ter um ambiente saudável, como é possivel que uma Câmara passe uma licença para se realizar uma queimada sem saber minimamente que o que se vai realizar não passa de fazer uma queima de resíduos que vão poluir o ambiente, quando o que deve ser feito será o tratamento ambiental de tais residuos.

É nosso dever como cidadãos estarmos atentos a todos os atentados contra o ambiente.

Fiquem bem

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home