domingo, dezembro 17, 2006

A Peninha, em plena Serra de Sintra

Hoje vou falar-vos de um dos muitos atrativos existentes na Serra de Sintra, á guarda do Parque Natural Sintra-Cascais, mas pelo que pude constatar pouco ou nada cuidado.
Situdo numa grande elevação da Serra de Sintra, entre os 300 e os 488 metros, com uma paisagem que se estende do Cabo Espichel ao Cabo Carvoeiro, avista-se de lá em dias limpidos as Berlengas, em frente fica o mar e o Farol da Roca.
Peninha
Este local é constituido por uma Capela de Nossa Senhora da Peninha (sec. XVI), o Palacete(1918) contígua á capela (sec.XVII-XVIII), as casas dos Romeiros, a fonte dos Romeiros e a Ermida de São Saturnino(1192),0 em ruinas.

Ermida de S. Saturnino

Esta propriedade foi de António Carvalho Monteiro, mais conhecido "o milhões" dada a fortuna que erdou dos pais imigrantes no Brasil, é o mesmo homem que ergue o palacete da Quinta da Regaleira.

Fiquei um pouco surprendido com a beleza do local, deslumbrante, e preocupado pela falta de protecção a que o local é devido pelo Parque Natural Sintra-Cascais, tinha sido assaltada a capela, o terreiro da casa dos Romeiros estava cheia de lixo que havia sido retirado do interior das casas e deixado ao abandono, no inicio do acesso ao local da capela estava uma placa a proibir o acesso, mas as viaturas continuavam a circula até ao terreiro contíguo aos edifícios.

As moto4 circulavam livremente por tudo quanto é sitio.

Guardas do parque, nem vê-los.

A única vigilância é, ou será?, feita por um funcionário da empresa NaturAnima, algo vai mal na preservação do nosso património.

Deixo aqui alguns sitios onde podem colher mais informações sobre este local paradísiaco da Serra de Sintra.

http://www.naturanima.pt/

http://oficina.cienciaviva.pt/quatroseis/peninha.htm

Um dia destes se quiserem dar um passeio, fazer um piquenique em plena serra, ou somente admirarem e desfrutarem de uma paísagem excelente, há que rumar á Serra de Sintra.

Fiquem bem

2 Comments:

At 1:54 da tarde, Blogger mc said...

Os meus passeios passam por aí!
Brutal!!!

 
At 2:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sintra...É a excelência da Natureza :)

Gostei muito de ler!

Um beijo daqui.

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home