domingo, novembro 25, 2007

O PREC e o 25 de Novembro de 1975

O PREC para a juventude que fez o serviço militar foi uma época maravilhosa de aprendizagem política.
Terminou com o 25 de Novembro de 1975, com a vitória das forças de direita comandadas por Ramalho Eanes e tuteladas por Mário Soares, que tentaram a todo o custo empurrar o Partido Comunista para a confrontação e a possível passagem a proscrito.

Reunião com os assalariados rurais que ocuparam o Herdade da Torre Bela, no Regimento de Lanceiros de Lisboa, eu estive nesta reunião como membro delegado dos soldado do regimento, no filme aparece uma das figuras mais mediáticas e idílicas do PREC, Camilo Mortágua.



Ocupação da Herdade da Torre Bela por assalariados rurais comandados por Camilo Mortágua.



Os assaltos ás sedes dos partidos de esquerda sucederam-se.



O Almirante Pinheiro de Azevedo tem a frase histórica da época, "O povo é sereno, é só fumaça", num comício no Terreiro do Paço, em Lisboa, a fumaça vinha de um petardo lançado pelo PRP/BR ao que parece ......




Eu estava lá na Calçada da Ajuda, na madrugada de 25 de Novembro, mais propriamente no Regimento de Lanceiros de Lisboa, na Polícia Militar, com os majores Campos de Andrada, Cuco Rosa e Mário Tomé e muitos outros soldados e oficiais anónimos como eu quando sem qualquer explicação fomos assaltados pelo Regimento de Comados da Amadora.
Comemoro assim os 32 anos de uma UTOPIA que inúmeros jovens soldados e oficiais dos diferentes ramos das forças armadas conseguiram fazer vingar durante alguns meses chamado PREC (Processo Revolucionário em Curso), de que me sinto particularmente feliz por nele ter participado, e que foi responsável por trazer á luz muitas das dificuldades do nosso povo e dar-lhes ao mesmo tempo regalias sociais que duraram até ao tempo do governo do "nosso Primeiro", José Sócrates, começarem a desfazer, como é ou foi? o SNS (Serviço Nacional de Saúde).
E ainda se diz socialista este "nosso Primeiro", José Sócrates, quando o que tem são por demais programas anti-sociais, que estão a colocar a população á beira da miséria e a criar uma maior diferença entre ricos e pobres.
Tarda o tempo de fazer o verdadeiro debate sobre estes tempos, talvez por não interessar a muitas figuras ainda vivas.
Fiquem bem.

2 Comments:

At 10:25 da tarde, Anonymous Andesman said...

No 25 de Novembro de 1975, tinha regressado de Angola havia 3 meses e terminado o serviço militar. Estava aqui em terras de Alberto João.
A ocupação da Herdade da Torre Bela foi um acontecimento muito falado, creio que já fizeram um filme sobre isso.
E Camilo Mortágua é uma figura mítica.
Estamos a ficar velhotes já vivemos acontecimentos de guerras e de revoluções com mais de 30 anos.
Um abraço

 
At 1:32 da manhã, Blogger Helio said...

Texto interessante sobre este período.
O meu pai era PM nesta altura e fez o serviço no quartel da calçada da Ajuda.
Tenho que vos agradecer a luta travada neste período contra o fascismo!

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home