quarta-feira, novembro 25, 2009

Aminetu Haidar, destacada defensora da resistência pacífica no Sara Ocidental

Boas
Não podia deixar de vir aqui reforçar as notícias que li hoje sobre, Aminetu Haidar, destacada defensora da resistência pacífica no Sara Ocidental que se encontra em greve de fome no aeroporto de Lanzarote:

A ex-presa política saraui viajava desde Nova Iorque, onde recebera o Prémio da Coragem Civil 2009 concedido da Fundação John Train, quando, no aeroporto de El Aiun, a capital do Sara Ocidental, foi detida pelas forças marroquinas, que ocupam o território. Interrogada durante horas, recusou-se, diz Marrocos, a declarar-se "marroquina", sendo expulsa para as Canárias, sem passaporte nem telemóvel.
E é com países como Marrocos, onde a falta de democracia é sobejamente conhecida, onde as perseguições politicas são mais que muitas, que o "país de Sócrates" e o de "senhor Zapatero" têm relacionamentos económicos, militares e marítimos, ainda esta semana vinha na revista Visão uma noticia sobre manobras militares entre a Espanha, Portugal e Marrocos para o combate ao tráfego de clandestinos, que procuram fugir á miséria a que os povos do velho continente os votou após os ter explorado colonialmente.
Podemos dizer que ainda existe colonialismo no norte de África pois após a Espanha ter abandonado o Sara Ocidental, Marrocos com a conivência da antiga potencia colonizadora anexou este território.
Mas voltemos á notícia que através destes actos de propotencia sempre vão trazendo aos nossos olhos a realidade. As manifestações das organizações não governamentais começam a movimentar-se:
Decenas de personas se concentrarion frente a la Delegación del Gobierno de Cantabria para pedir al Ejecutivo español que solucione la situación de la activista saharaui Aminatu Haidar, que desde el sábado se encuentra en el aeropuerto de Lanzarote, tras ser expulsada de Marruecos.
Durante el acto, los asistentes, que portaban banderas saharauis leyeron el escrito que entregaron el pasado miércoles a Agustín Ibáñez, delegado del Gobierno para que trasladase sus peticiones al presidente del Gobierno en España José Luis Rodríguez Zapatero.
El acto fue organizado por Cantabria por el Sahara.
E que é Aminetu Haidar ? "Conhecida como a Gandhi saraui, devido à determinação com que defende a utilização da arma da desobediência cívica contra a ocupação marroquina do Sara Ocidental -, Aminetu foi, em 1987, um dos 700 manifestantes detidos por participar numa manifestação pacífica em que se reclamava o referendo de autodeterminação. Foi dada como "desaparecida", não tendo sido apresentada a tribunal nem confirmada a sua prisão. Até 1991, permanecem em centros de detenção secretos, juntamente com outras 17 mulheres sarauis, sendo sujeita a diversas formas de tortura. Foi libertada em 2005."
Os jogos de interesses não escolhem nem amigos nem inimigos, como vemos pelo arrastar de uma situação de colonialismo no século XXI, onde os direitos dos povos são suplantados pelos interesses capitalistas dos países chamados de democratas.
VIVA A LIBERDADE DOS POVOS E DOS HOMENS.
Foi para isso que há 35 anos se deu voz ao povo com o 25 de Abril.
Só assim podemos estar aqui a escrever sem que nos venham bater á porta policias do estado.
LIBERDADE PARA O POVOS SAURAUI E OS MUITOS POVOS OPRIMIDOS PELO MUNDO FORA.

terça-feira, novembro 24, 2009

Ainda o 25 de Novembro de 1975 ....

Boas
Completa-se amanhã, 25 de Novembro, 34 anos que o regimento de comandos sob o comando do Tenente-Coronel Ramalho Eanes tomaram de assalto o Regimento de Policia Militar, onde eu prestava serviço militar, com a finalidade, segundo o Movimento dos Nove, de aniquilarem o movimento de insurreição que pretendia levar o país para uma via não democrática ...., uma verdade é que disso nada se provou.
Mas, passados 34 anos o país caminhou ao longo destes últimos anos para uma política neoliberal, com uma desacreditação do poder político, onde a corrupção tem feito ponto de permanência, são os "engenheiros" que obtém os diplomas com assinatura ao Domingo, a universidade depois é fechada por corrupção, são os políticos do "centrão" que depois de estarem nos governos obtêm lugares nos bancos, nas petrolíferas, nas empresas públicas, REN, CP, na Caixa, é o Freeport, é caso dos sobreiros, é o aeroporto da Ota, alguns até vão da esquerda para o "centrão" para conseguirem estes objectivos ....
São os políticos senis, que a todo o custo pretendem manter o país como um paraíso de corrupção, são tantas e tantas as situações que nos esquecemos de algumas que serão mais ou menos importantes.
Até temos ministros, que por causa do processo da "face oculta", vêm a público dizer que os poderes democraticamente instituídos, após o 25 de Novembro de 1975, por personalidades, para eles são democratas, como Mário Soares, Ramalho Eanes, ou o grupo dos Nove, estão a efectuar cabalas politicas, e esta hei!
Bom quero pedir-vos que reflictam sobre o "país de Sócrates", ao som dos Inti-illiman grupo chileno da década de 60 que atravessou o processo revolucionário de Salvatore Allende, mas que os democratas da CIA ajudaram a depor ....
Fiquem bem

quinta-feira, novembro 19, 2009

Ajudem o Dinis

Boas
Como vêm sempre ando por aqui ..... sempre atento.
Hoje venho falar-vos de notícias que nos passam ao lado, e de que perigos elas se noticiam.
Num programa da SIC, hoje perto das 12,30 h., estavam a ser entrevistados os pais de um menino que sofre de uma doença rara:
"Leucoencefalopatia, Calcificações e Quistos Cerebrais + Síndrome de Coat’s em ambos os olhos"
Sendo que o tema colateral de que se falava no momento, e não era menos importante que a própria doença, era a da utilização da Internet por uma terceira pessoa para tentar burlar, e até de certa maneira conseguiu, os doadores e os país, tendo aberto uma conta em seu nome próprio e fazendo circular na Internet um e-mail solicitando doações para o tratamento deste menino.
A Polícia Judiciária identificou o indivíduo que, há mais de um mês, se fazia passar, na Internet, pelos pais de um bebé que sofre de uma doença rara. Ficou com o dinheiro dos donativos que seriam para ajudar a criança.
Um homem, de 40 anos, natural de Montemor-o-Novo, enviou centenas de mensagens electrónicas com o intuito de angariar fundos para uma campanha de solidariedade social. No entanto, o email era fraudulento e o indivíduo fiou com todo o dinheiro que alguns beneméritos se disponibilizam a transferir.

Como podemos ver, nem sempre os e-mails que recebemos no nosso correio electrónico tem as melhores das intenções ou servem os melhores interesses.
Fiquei sensibilizado e revoltado com toda esta situação, que decidi, e bem a meu ver, levar até vós esta notícia para que todos sejamos unos na tentativa de ir evitando estes casos, nem que seja denunciando estes casos.
Além de ter colocado o endereço do Dinis em formato de "banner", que ficará para sempre, vou deixar o endereço do site:
Dinis
Por sinal tem o nome do meu sobrinho.
Fiquem bem