domingo, novembro 16, 2008

Urbanização de Monte Santos em Sintra

Associação de Cidadãos contra a criação de uma urbanização em Monte Santos, Sintra, subscrevem um abaixo assinado e carta aberta contestando as perspectivas, certezas!, da construção de uma mega urbanização, um hotel, 30 moradias e um espaço comercial, uma parceria entre a câmara municipal e vários , reunidos num fundo de investimento.


Fazem nesta carta aberta ao presidente da câmara mais alguns considerandos de real pertinência.

"Os subscritores desta carta consideram que tal intervenção, por se realizar numa área extremamente sensível, põe em causa a própria identidade da Vila de Sintra, contribuindo para que, em nome do desenvolvimento da actividade turística e de uma “oferta de excelência”, um anel de cimento comece a ganhar corpo em torno do território classificado pela UNESCO como Paisagem Cultural da Humanidade.
Projectos como este e outros que o actual Plano Director Municipal (PDM) permite adivinhar, aumentam a pressão imobiliária em torno da Vila e da Serra de Sintra, contribuindo para a descaracterização da envolvente natural e do património ambiental, que fazem deste um lugar tão especial.
A excessiva volumetria do hotel previsto põe ainda em causa a conformidade do projecto com o Plano de Urbanização de Sintra (dito Plano de Gröer) e com o PDM, isto apesar dos documentos em consulta pública apontarem para a conformidade com estes planos, bem como com o previsto no Plano de Ordenamento do Parque Natural de Sintra/Cascais. "

Como podemos ver na leitura da carta aberta o assunto é de real preocupação quando vemos que a pressão urbana se começa a dirigir para lugares que deveriam ser considerados como santuários do ambiente.

E dizem mais.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home