segunda-feira, fevereiro 25, 2013

A MEGA fusão nas empresas municipais de Sintra

Ainda não é dado como certo que a MEGA fusão de empresas municipais fique somente por um pequeno núcleo, sem os SMAS de Sintra, assim sendo o que está de momento, parece mas pode não ser, será uma primeira (única?) fusão entre a EDUCA + HPEM + SINTRA QUORUM, formando a Sociedade de Gestão e Requalificação Urbana "SINTRA PATRIMÓNIO MUNDIAL, SGRU, EM", onde as rentáveis irão suportar os défices das que se encontram á beira da falência técnica.
Mas nada nos diz que num futuro bem próximo não seja os SMAS de Sintra a suportarem os custos desta gestão em que as empresas mesmo de cariz social, tal como a EDUCA que fornece os almoços para as escolas do concelho não se encontrem em dificuldade, e seja posto em causa a sustentabilidade dos SMAS com a finalização da actual ideia da MEGA empresa.
Do estudo feito pela ERNST & YOUNG faz parte uma alinea que diz respeito a realocação (despedimentos através da mobilidade) onde se determina a existencia de funcionários em cinco locais defenidos, (página 40):
Pode ver-se que noutra tabela existe mesmo uma rubrica com o ganho de 577.698 euros.
É estranho que o presidente do município, Fernando Seara, tenho dito que não haveria despedimentos quando a consultora definiu de forma explicita os locais onde isso teria de ser feito, só quem não passou por fusões entre empresas alguns, muitos, funcionários espirram.
Mas porquê incluir os SMAS nesta MEGA empresa? a razão é simples de entender é a grande empresa de abastecimento de água que estando no 2.º maior concelho do país é merecedor(apetecível) á cobiça dos grandes investidores estrangeiros no sector das águas.
Sabemos de antemão que com a inclusão  dos SMAS nesta MEGA empresa a forma comercial muda e com isso o aumento das tarifas da água e restantes aumentará na proporção de 1 para 3.

Amanhã haverá mais um plenário junto á sede da Câmara Municipal, que antecederá a convocatória para a Assembleia Municipal onde será debatido e votado este ponto, criação da Sociedade de Gestão e Requalificação Urbana "SINTRA PATRIMÓNIO MUNDIAL, SGRU, EM".
Ver mais.....

Fiquem bem.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home