Outra forma de comemorar este dia, será a de explicar o porquê para tal comemoração.
Dia Internacional da Mulher, 8 DE MARÇO
História
No dia 8 de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.
O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher.
O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA
Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.
PORQUE AINDA É NECESSÁRIO COMEMORAR.
Hoje em dia, essa igualdade legislada, não passa de isso mesmo uma lei criada para calar muitas bocas dissonates.
Acontece com a lei das paridades, se fosse dada uma igualdade de oportunidade ás mulheres no acesso aos diferentes lugares da política não seria necessário obrigar os partidos a criar um numero de lugares a serem ocupados por mulheres.
A discriminação a determinados postos de trabalho ainda hoje , embora penalizados por lei, é feita á revelia dessa mesma lei.
MARCOS DE UM PERCURSO EM PORTUGAL E NO MUNDO
Fiquem bem